Resistir e crescer para servir: Ciência & Saúde Coletiva em 2021

Maria Cecília de Souza Minayo Romeu Gomes Antonio Augusto Moura da Silva Sobre os autores

Este editorial apresenta um balanço da produtividade da Revista Ciência & Saúde Coletiva em 2021. Eis aqui alguns resultados. Foram 12 edições e 3 suplementos, alcançando o total de 573 artigos divulgados, dos quais 407 em português ou espanhol e traduzidos para o inglês, 11 apenas em espanhol e 155 apenas em português. Significa que este periódico tem hoje vasta produção bilingue (73%) sendo que 70,02% traduzida para o inglês ou em inglês11 Meneguini R, Paker A. Is there science beyond English? Initiatives to increase the quality and visibility of non-English publications might help to break down language barriers in scientific comunication. EMBO Rep 2007; 8(2):112-116.. Colocamos à disposição do leitor 35 artigos mensalmente, com sínteses de pesquisas e grande riqueza de reflexões. Tudo pode ser acessado pelo site www.cienciaesaudecoletiva.com.br ou por www.scielo.org.

Para que leitores e colaboradores tenham dimensão deste trabalho coletivo reconhecido nacional e internacionalmente, citamos um exemplo. Dentre as bases de verificação de impacto ressalta-se o ranking do Google Scholar de 2021, no qual Ciência & Saúde Coletiva figura em primeiro lugar entre as 100 principais revistas brasileiras de todas as áreas com circulação internacional, com índice h5 61 e mediana 83 (https://scholar.google.com/citations?view_op=top_venues&hl=pt-BR&vq=pt). Importante ressaltar, que embora no primeiro lugar nos últimos cinco anos nessa base de citações, a Revista ainda não teve o reconhecimento merecido no Qualis/CAPES22 Nassi-Calò L. Como a retórica da excelência influencia a avaliação da pesquisa [Internet]. SciELO em Perspectiva; 2022 [acessado 2022 jan 1]. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2022/01/28/como-a-retorica-da-excelencia-influencia-a-avaliacao-da-pesquisa/.
https://blog.scielo.org/blog/2022/01/28/...
.

Se a boa pontuação por fator de impacto entusiasma-nos, move-nos mais uma pergunta fundamental do campo da divulgação científica: para que e a quem serve a revista? Por isso trazemos aqui uma síntese do que foi publicado, ressaltando que todas as edições temáticas são fruto de investigação. Neste ano, apresentamos três números analisando a Pesquisa Nacional de Saúde de 2013 e a de 2019. Assim como resultados de estudos de abrangência nacional e regional como as edições que tratam de: Envelhecimento e Dependência; Desempenho da Estratégia Saúde da Família no país e no Nordeste em especial; Papel da Rede Cegonha; Condição Juvenil na América Latina; Desigualdades no Acesso à Saúde; Questões Contemporâneas da Saúde Global; do Acesso aos Medicamentos, dentre outros. Menção especial é dada ao fato de que nenhum assunto que interessa à saúde coletiva está fora do volume 26 de 2021, incluindo: revisões de temas relevantes, ensaios teóricos e resultados de pesquisas sobre gênero, etnias, grupos etários, desigualdades sociais e disciplinas correlatas. Foram divulgados com prioridade 38 artigos sobre a COVID-19 na perspectiva da saúde coletiva, somando-se aos mais de 50 publicados em 2020.

Sobre os autores que publicaram na Ciência & Saúde Coletiva, como seria de esperar, a maioria é composta por brasileiros: (2.204 que correspondem a 93% do total). Mas tivemos 152 colaboradores estrangeiros que, embora ainda poucos, ressaltam a abrangência da Revista. Pela ordem, são eles de: Portugal (34), Colômbia (24), Espanha (22), Estados Unidos (19), México (14), Argentina (13), Reino Unido (9), Chile (5), Canadá (5), Itália (4), Austrália (1), França (1), Índia (1) e Escócia (1).

Por fim, assinalamos que Ciência & Saúde Coletiva aderiu integralmente à ciência aberta, e para incentivar todos os autores a se orientarem no mesmo sentido, colocou na abertura de sua página web uma carta explicativa sobre os passos desse processo, que se dissemina33 Hochman E, Campos LA. A ANPOCS, seus Encontros Nacionais e a Ciência Aberta [Internet]. SciELO em Perspectiva; 2022 [acessado 2022 jan 7]. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2022/01/07/a-anpocs-seus-encontros-nacionais-e-a-ciencia-aberta/.
https://blog.scielo.org/blog/2022/01/07/...
. Igualmente, estamos chegando a um patamar desejável no tempo de espera dos artigos ahead of print se incorporarem à edição indexada.

Prezados leitores, tudo o que fizemos em 2021, superando dificuldades, medos, isolamento físico e outros entraves provocados pela COVID-19, só foi possível porque somos uma equipe unida, responsável, profissional e temos apoio de vários órgãos, entre eles, o SciELO. Sabemos da importância da Revista para a saúde coletiva e para a ciência brasileira!

Referências

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Abr 2022
  • Data do Fascículo
    Abr 2022
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revscol@fiocruz.br