RESENHA

 

Epidemiologia em saúde

 

 

É com inusitada alegria que os CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA saúdam o aparecimento da 2ª edição deste compêndio, enriquecida com atualização de dados e a participação de maior número de colaboradores, todos estes do mais elevado padrão científico. São quinze ricos capítulos, envolvendo os aspectos mais importantes da saúde coletiva em nosso país.

Transcrevemos, a seguir, o seguinte trecho da contra-capa do livro que nos parece definir bem o conteúdo e a abrangência da obra:

"Obra didática e técnico-científica sobre temas atuais de medicina social, abrange desde os conceitos e métodos epidemiológicos até estudos específicos de interesse em saúde pública. Descreve em profundidade os diversos aspectos epidemiológicos concernentes à saúde coletiva, bem como algumas "implicações de ordem econômica, política e social, que favorecem a desigual distribuição das doenças no Brasil e no mundo. Analisa, também, os diferentes tipos de metodologia de pesquisa em saúde pública, com indicação densa mas concisa sobre as técnicas de estudos seccionais ou longitudinais, de uso extensivo em ciências da saúde.

Aos cinco capítulos iniciais sobre epidemiologia geral, seguem-se mais dez outros de interesse na transmissão de doenças, imunizações, vigilância epidemiológica, saneamento ambiental, saúde ocupacional, saúde mental, doenças crônico-degenerativas, nutrição, enfoques de risco e atenção primária em saúde".

 

Os Editores

 

 

M. Zélia Rouquayrol. — Editora Médica e Científica Ltda, 2ª edição. Rio de Janeiro, 1986.

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br