Recomendações da III Reunião do Comitê Consultivo SciELO Saúde Pública

A III Reunião do Comitê Consultivo SciELO Saúde Pública foi realizada no dia 21 de agosto de 2006, no Rio de Janeiro, como evento prévio do 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, e foi iniciado por Abel Packer, com a apresentação dos objetivos da reunião e da evolução da coleção SciELO Saúde Pública.

Foram apresentados também alguns resultados de avaliação dos periódicos da coleção SciELO Saúde Pública que não preenchem completamente os critérios SciELO. Entre estes critérios a ser seguido por todos os periódicos, destaca-se, por exemplo, a identificação da afiliação de todos os autores, que é indispensável para os estudos bibliométricos. Os resultados do processo de avaliação serão encaminhados aos editores dos periódicos da coleção para implementação das recomendações no prazo de 1 ano.

Abel Packer comunicou aos membros do Comitê Consultivo a decisão da BIREME de adoção da DTD (Document Type Definition) do PUBMED Central (PMC) para marcação dos elementos de dados dos artigos no novo Sistema de Publicação SciELO e que será implantado em toda a rede SciELO nos próximos três anos. Neste período, conviverão ambas DTDs. A DTD do PMC oferece vantagens, pois marca o texto completo agregando maior quantidade de informação e abrindo a possibilidade de indexação no PUBMED Central, o que resultará em maior visibilidade para os periódicos.

A SciELO Saúde Pública será estimulada pela BIREME como piloto da iniciativa e os periódicos indexados na coleção serão preparados a partir da aplicação da DTD (Document Type Definition) do PUBMED Central, com prazo previsto para início do processo em um período entre seis e oito meses.


Revisão dos Critérios SciELO Saúde Pública


Os critérios de seleção até então vigentes para a formação da coleção, estabelecia que seriam incluídos na coleção SciELO Saúde Pública os periódicos de saúde pública dos países ibero-americanos indexados na base de dados MEDLINE, da National Library of Medicine.

Os critérios de seleção foram avaliados e discutidos pelos membros do Comitê Consultivo que tomaram a decisão unânime a favor da sua ampliação. Assim, todo periódico de saúde pública indexado em uma coleção nacional SciELO certificada poderá ingressar na coleção SciELO Saúde Pública após comprovação pela BIREME que o periódicos segue os critérios nacionais e está com a publicação atualizada. Periódicos que não cumpram os critérios para ingresso ou permanência na Coleção SciELO Saúde Pública terão sua condição documentada perante o Comitê Consultivo pela BIREME com recomendação para decisão sobre ingresso ou permanência na coleção.

O Comitê também definiu que os periódicos de saúde pública, passíveis de serem ingressados na coleção, devem publicar majoritariamente artigos relacionados com a disciplina de saúde pública, incluindo política, planejamento e gestão, ciências sociais e saúde pública, promoção e intervenções de saúde e epidemiologia. Assim, considerando que para o ingresso na coleção o periódico deve primeiro pertencer a uma coleção nacional certificada, uma das funções principais do Comitê na seleção de novos periódicos será identificar sua condição em saúde pública.

Para os periódicos de outras regiões do mundo, que ainda não pertencem a uma coleção SciELO, serão aplicados os Critérios SciELO (veja abaixo o item "Globalização da Coleção SciELO Saúde Pública").

Embargo de meses praticado por um periódico da coleção SciELO Saúde Pública: Gaceta Sanitária
Abel Packer apresentou aos membros do Comitê Consultivo a situação de adiar (embargo) a publicação dos novos números na coleção SciELO Saúde Pública, justificada para proteger a venda de assinaturas, que foi praticado no passado pela Revista Panamericana de Salud Pública e atualmente pela Gaceta Sanitaria da coleção SciELO Saúde Pública, com embargo de 6 meses.

O periódico é publicação oficial da Sociedade Espanhola de Saúde Pública e Administração Sanitária e é publicado pela editora privada Doyma, que tomou a decisão de disponibilizar as edições de Gaceta Sanitaria na SciELO, somente após um período de seis meses a partir de sua publicação.

Os membros do Comitê Consultivo recomendaram que a BIREME entre em contato com os diretores da Sociedade Espanhola de Saúde Pública e Administração Sanitária informando que foi decidido manter a condição de acesso aberto da Coleção SciELO Saúde Pública sem embargos e solicitar a Sociedade retome a publicação plena da Gaceta Sanitaria em acesso aberto.

Diante desta questão, os membros reafirmaram o caráter em acesso aberto da coleção SciELO Saúde Pública. Com esta decisão, os periódicos já não poderão ser publicados com embargo. O Comitê deliberou que o caráter de acesso aberto, que caracteriza a SciELO, deve ser mantido, considerando que o conhecimento científico em saúde pública deve ser considerado como um bem público.

Globalização da Coleção SciELO Saúde Pública

O tema "globalização" da Coleção SciELO Saúde Pública foi apresentado aos membros do Comitê Consultivo, que concordaram com a inclusão de periódicos de outras regiões do mundo, além da América Latina, Caribe e da Península Ibérica, e dos periódicos da OPAS e OMS, desde que obedeçam os critérios de qualidade para ingresso e permanência e respeitado a publicação em acesso aberto.

Abel Packer destacou que esta decisão abre a possibilidade da futura Biblioteca Mundial de Saúde (GHL - Global Health Library) da OMS operar uma coleção SciELO Saúde Pública mundial.

Outros temas discutidos

Durante a reunião, outros temas foram tratados pelos membros do Comitê Consultivo SciELO Saúde Pública.

Dentre eles, o fortalecimento das ações de marketing e divulgação para dar maior visibilidade à coleção SciELO Saúde Pública. Foi sugerido aos editores da coleção a adoção de iniciativas, como a criação de um seção que tenha como objetivo analisar artigos dos periódicos publicados na coleção SciELO Saúde Pública, a publicação do logo da SciELO Saúde Pública nos periódicos da coleção, dentre outras.

Visando o aprimoramento do processo editorial, os membros sugeriram a criação de um diretório de autores que já publicaram nos periódicos da coleção SciELO Saúde Pública, que permita sua recuperação por assuntos.

Outro tema tratado pelo Comitê Consultivo e que merece destaque, foi referente a obrigação do registro dos ensaios clínicos em registro reconhecido pela OMS para sua publicação nos periódicos da coleção SciELO Saúde Pública. O Comitê Consultivo apoiou esta decisão BIREME/SciELO, que encaminhará no futuro próximo as instruções necessárias para o atendimento desta recomendação.

O Comitê acordou a necessidade de reuniões presenciais periódicas, além de reuniões remotas, de modo que os editores pudessem estar atualizados e participando do desenvolvimento da coleção.

O Comitê foi informado que este ano a Revista de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo, cumpre 40 anos, que a Revista Española de Salud Pública, 80 anos, e que a revista Gaceta Sanitaria cumpre 20 anos durante o ano de 2007.


Membros do Comitê Consultivo Scielo Saúde Pública que participaram da III Reunião:

1. Hooman Momen
Bulletin of the WHO

2. Reinaldo de Souza Santos
Cadernos de Saúde Pública, representando Carlos E. A. Coimbra Jr

3. Andreu Segura
Gaceta Sanitária, representando Esteve Fernández

4. Edgar Pietro
Revista de Salud Pública, representando Carlos A. Agudelo C.

5. Carlos Augusto Monteiro
Revista de Saúde Pública

6. María Luisa Clark
Revista Panamericana de Salud Pública

7. Carlos Oropeza Abúndez
Salud Pública de México

8. Abel Packer
Coordenador Operacional da SciELO, BIREME/OPAS/OMS
Coordenador do Comitê Consultivo SciELO Saúde Pública

 


SciELO - Scientific Electronic Library Online
FAPESP - CNPq - BIREME - FapUNIFESP
Rua Machado Bittencourt, 430 - Vila Clementino
04044-001 - São Paulo - SP - Brasil
Tel.: +55 11 5083-3639


scielo.avaliacao@scielo.org
avaliacao.scielosp@bireme.org