ISSN 1020-4989 versão impressa
ISSN 1680 5348 versão on-line

SOBRE A REVISTA

 

Informação geral

Revista mensal submetida a um sistema de arbitragem por especialistas, a Revista Panamericana de Salud Pública / Pan American Journal of Public Health é publicada pela Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS, constituindo-se num importante veículo para divulgar os avanços mais recentes das pesquisas em saúde pública nas Américas, em função dos objetivos fundamentais da OPAS: promover as ações e coordenar os esforços dos países da Região para preservar a saúde, combater as doenças, prolongar a vida e estimular a melhoria da qualidade física, mental e social de seus habitantes.

A Revista objetiva divulgar informações de interesse para a saúde pública, sobretudo as relacionadas com os programas de cooperação técnica da Organização, bem como notícias sobre políticas, ações e resultados da própria OPAS e dos Estados Membros na busca por melhorar as condições de saúde e fortalecer o setor de saúde em todo o hemisfério.

Lançada em 1997, a revista substitui os antigos Boletín de la Oficina Sanitaria Panamericana e Bulletin of the Pan American Health Organization, publicando artigos de pesquisas originais em inglês, espanhol e português, sendo que cada artigo em espanhol e português é acompanhado de um resumo em inglês.

A tiragem mensal de 12 mil exemplares é distribuída entre profissionais e técnicos em saúde pública de todas as categorias, tanto da Região das Américas como de muitas outras partes do mundo. A revista é também encaminhada para as principais bibliotecas especializadas nas áreas biomédicas.

O título abreviado é Rev. Panam. Salud Públ. / Pan Am. J. Public Health, que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé e referências e legendas bibliográficas.

 

Sobre a OPAS

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) é um organismo internacional de saúde pública com mais de 90 anos de experiência dedicados a melhorar a saúde e as condições de vida nos países das Américas. É, igualmente, o Escritório Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde, sendo reconhecida internacionalmente como parte do sistema das Nações Unidas. Além disso, é o organismo especializado em saúde do sistema interamericano.

A missão básica da OPAS é colaborar com os ministérios de saúde, as instituições de seguro social, outras entidades governamentais e não-governamentais, universidades, grupos comunitários e outros com a finalidade de fortalecer os sistemas nacionais e locais de saúde e de melhorar a saúde dos povos das Américas. Visando a melhorar a saúde, a Organização orienta suas atividades para os grupos mais vulneráveis, em especial, as mães e seus filhos, os trabalhadores, os pobres, os idosos e os refugiados e pessoas desabrigadas.

 

Fontes de indexação

A Revista está incluída em:
  • Index Medicus (MEDLINE)

  • Excerpta Medica (EMBASE)

  • LILACS

  • Biological Abstracts

  • e muitas outras bases de dados e serviços de informação.

 

Copyright

A Organização Pan-Americana da Saúde reserva todos os direitos de reprodução do material publicado na RPSP / PAJPH. Os manuscritos aprovados para publicação somente são aceitos com o entendimento de que não tenham sido publicados, parcial ou totalmente, em nenhuma outra parte e de que não o serão republicados sem a autorização expressa da OPAS. Os artigos serão considerados simultaneamente para publicação em inglês, espanhol ou português.

As publicações da Organização Pan-Americana da Saúde estão sob a proteção prevista nas disposições sobre o direito de autor, até que não se expresse o contrário. Todos os direitos reservados.

A OPAS aceitará muito favoravelmente as solicitações por escrito de autorização para reproduzir ou traduzir no todo ou em parte quaisquer de suas publicações. As solicitações e consultas a esse respeito deverão ser dirigidas ao Programa de Publicações, que terá muito prazer em informar as mais recentes mudanças feitas no texto, os planos para novas edições e reimpressões, além das traduções disponíveis.

Na América Latina e Caribe, a autorização para fotocopiar textos para uso interno ou pessoal, ou para uso interno e pessoal de clientes específicos, assim como para seu uso em salas de aula, deverá ser solicitada por escrito ao Programa de Publicações. Nos Estados Unidos, Canadá e demais partes do mundo, a mesma autorização será concedida, sob a condição de que os honorários apropriados sejam pagos diretamente ao Copyright Clearance Center. Antes de providenciar fotocópias, comunique-se com o Copyright Clearance Center, Customer Service, 222 Rosewood Drive, Danvers, MA 01923, Estados Unidos; telefone: (508) 750-8400.

 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]

PAHO Publications Program
525 Twenty-third Street, NW
Washington DC 20037, USA

Fax: (202) 338.0869


publiper@paho.org