SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1The materialization of public policies towards the prevention of structural violenceInjury surveillance: a tool for prevention and control strategies author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

CHESNAIS, Jean Claude. A violência no Brasil: causas e recomendações políticas para a sua prevenção. Ciênc. saúde coletiva [online]. 1999, vol.4, n.1, pp.53-69. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81231999000100005.

Este artigo trata da violência nos principais centros urbanos do Brasil. Foi originado de uma pesquisa de campo com visitas e entrevistas com diferentes indivíduos ligados, direta ou indiretamente à questão, como funcionários e representantes de setores públicos de várias áreas; pesquisadores e estudiosos do tema; presidiários e pessoas ligadas ao narcotráfico, bem como líderes comunitários. Apresenta um amplo diagnóstico dos principais fatores que possibilitam o crescimento da violência criminal no Brasil, ou seja, fatores sócio-econômicos, conjunturais e estruturais, a fraqueza e descrédito das instituições e a carência do Estado para administrar a repressão e propiciar a prevenção. Os dados coletados permitiram uma análise do fenômeno na realidade brasileira comparada com outros centros urbanos internacionais. As recomendações políticas, baseadas na observação da evolução de outros países, são fortemente dirigidas ao restabelecimento da credibilidade do Estado, a partir da redistribuição da renda; do grande investimento nas áreas sociais, sobretudo de saúde e educação; e da reestruturação de suas instituições fundamentais, como a polícia e a escola.

Keywords : Violência; Criminalidade; Política de Prevenção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )