SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Iron deficiency anaemia in populations of the Southern area of the State of S. Paulo, BrazilCharacteristics of the maternity care in the city of Salvador, Bahia, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

LIMA-GONCALVES, Ernesto; FUCHS, Milton; ALMEIDA, Arthur de  and  OGUISSO, Taka. Plano de reformulação da assistência ambulatorial do Instituto Nacional de Previdência Social na cidade de São Paulo. Rev. Saúde Pública [online]. 1972, vol.6, n.2, pp. 135-146. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101972000200003.

Foi apresentado plano de reformulação da assistência ambulatorial prestada pelo Instituto Nacional de Previdência Social a seus segurados e respectivos dependentes, na cidade de São Paulo, salientando, que uma avaliação desse tipo assume importância considerável, diante da carência de leitos hospitalares disponíveis. A primeira etapa do plano consistiu no levantamento da situação atual, o qual compreendeu três aspectos: quantitativos de pessoal, dimensionamento das instalações, localização em relação à área urbana. O resultado demonstrou deficiências em todos os Postos de Assistência, sob os três pontos de vista analisados. Foi elaborado plano de reformulação da rede ambulatorial, tomando por base a população previdenciária da cidade de São Paulo, a qual é de cerca de 4.500.000 pessoas. Esse plano funda-se em quatro premissas fundamentais: 1. dimensionamento adequado de unidades a serem construídas e definição das que deverão ser mantidas, de acordo com as necessidades das diferentes zonas da cidade; 2. localização adequada das novas unidades; 3. implantação de sistemas de unidades periféricas resultantes da integração de unidades da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo; 4. definição de retaguarda hospitalar adequada. O total de atendimentos capazes de serem oferecidos pela rede de Postos de Assistência, assim constituída, é de cerca de 5.000.000 por ano.

Keywords : Ambulatórios, assistência; Previdência social; São Paulo, Brasil; Assistência comunitária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese