SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Epidemiological aspects of schistosomiasis mansoni in the Americana reservoir area (S. Paulo, Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

ARAUJO, José Duarte de; FERREIRA, Emerson S. M.  and  NERY, Gabriel Cedraz. Regionalização dos serviços de Saúde Pública: a experiência do estado da Bahia, Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 1973, vol.7, n.1, pp. 1-19. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101973000100001.

Após historiar a evolução dos serviços de Saúde Pública no Estado da Bahia, no aspecto de sua estrutura administrativa, foi apreciada a Reforma Administrativa do Estado (1966) no setor saúde, e analisado em pormenor o sistema de regionalização através da implantação de centros regionais no interior do Estado. Ao lado da apresentação da nova estrutura administrativa foram comentadas as dificuldades surgidas na implantação do novo sistema, bem como as numerosas vantagens dele decorrentes. Concluiu-se que a regionalização administrativa mostrou-se vantajosa não só para uma mais efetiva prestação de serviços de saúde no interior do Estado, como também para a implantação do processo de planejamento de saúde.

Keywords : Serviços de saúde [Regionalização]; Administração sanitária; Bahia [Brasil].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese