SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2DMF and RLM: some results in white children, eight to twelve years oldThe engagement of the rural community of Cassia dos Coqueiros County (S. Paulo State, Brazil) in health programs author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

GUEDES, José da Silva  and  GUEDES, Marilda Lauretti da Silva. Quantificação do indicador de Nelson de Moraes (curva de mortalidade proporcional). Rev. Saúde Pública [online]. 1973, vol.7, n.2, pp. 103-113. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101973000200004.

Propõe-se um critério para quantificação do indicador de Nelson de Moraes (curva de mortalidade proporcional) procurando eliminar as desvantagens do indicador não ter tradução numérica. Utilizando dados de Moraes, Ramos e próprios, são quantificadas Curvas de Mortalidade Proporcional de países desenvolvidos, do município de São Paulo e das regiões administrativas do Estado de São Paulo. A quantificação gera um indicador cujas cifras variam de valores negativos até o máximo teórico de + 50. São destacadas as vantagens da quantificação, que permite a hierarquização de diferentes regiões e a comparação simultânea da evolução do nível de saúde de um grande número de localidades.

Keywords : Níveis de saúde [indicadores]; Estatística vital; Mortalidade; Epidemiologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese