SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue4Urine protein concentration in normal populationHistory of Public Health in the S. Paulo State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

IARIA, Sebastião Timo. Isolamento de bactérias do gênero Bordetella e provas sorológicas, a partir de crianças com sintomas de coqueluche, atendidas no Hospital de Isolamento Emílio Ribas de São Paulo. Rev. Saúde Pública [online]. 1973, vol.7, n.4, pp. 409-432. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101973000400011.

A partir de 255 crianças com sintomas de coqueluche atendidas no Hospital de Isolamento Emílio Ribas de São Paulo, procedeu-se a pesquisa de bactérias do gênero Bordetella. Em 46 delas, determinou-se, também, a elevação dos níveis de anticorpos circulantes aglutinantes e fixadores de complemento contra a B. pertussis, aglutinantes contra a B. parapertussis e fixadores de complemento contra adenovirus. Por outro lado, relacionaram-se os resultados do exame bacteriológico com o período da doença, em semanas, e com alguns sintomas principais apresentados. Foram também relacionados os resultados das provas bacteriológica e sorológica com a confirmação clínica do diagnóstico. Foram discutidos, por outro lado, o valor e as limitações das provas bacteriológica e sorológica no diagnóstico laboratorial da coqueluche.

Keywords : Coqueluche; Laboratório [Diagnóstico]; Bordetella [Isolamento]; Sorologia [Fixação de complemento e aglutinação].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese