SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Increase of discriminatory ability of health indicators (general mortality rate ana infantile mortality rate) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

RONCADA, Maria José  and  SZARFARC, Sophia Cornbluth. Hipovitaminose A e anemia ferropriva em gestantes de duas comunidades do Vale do Ribeira (Estado de São Paulo, Brasil). Rev. Saúde Pública [online]. 1975, vol.9, n.2, pp. 99-106. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101975000200002.

Com o objetivo de estudar deficiências de vitamina A e de ferro em mulheres grávidas, a nível de comunidade, estudou-se 60 gestantes, residentes na zona urbana de Apiaí e Ribeira (Estado de São Paulo), através de inquérito bioquímico, realizando-se dosagens séricas de b-caroteno, vitamina A, hemoglobina, ferro sérico e capacidade de ligação de ferro, bem como determinação do hematócrito. Os resultados foram comentados e apontaram não haver hipovitaminose A nesta amostra, apesar de haver grande proporção de resultados de caroteno sérico considerados não-normais. Houve maior prevalência de anemia entre gestantes de Ribeira. A comparação dos resultados obtidos entre as gestantes com respectivos grupos-testemunha, apontou freqüência maior de casos considerados não-normais entre as primeiras, em todos os coeficientes levantados.

Keywords : Gestantes; Anemia ferropriva; Vitamina A, deficiência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese