SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Increase of discriminatory ability of health indicators (general mortality rate ana infantile mortality rate) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

On-line version ISSN 1518-8787

Abstract

RONCADA, Maria José  and  SZARFARC, Sophia Cornbluth. Hipovitaminose A e anemia ferropriva em gestantes de duas comunidades do Vale do Ribeira (Estado de São Paulo, Brasil). Rev. Saúde Pública [online]. 1975, vol.9, n.2, pp. 99-106. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101975000200002.

Com o objetivo de estudar deficiências de vitamina A e de ferro em mulheres grávidas, a nível de comunidade, estudou-se 60 gestantes, residentes na zona urbana de Apiaí e Ribeira (Estado de São Paulo), através de inquérito bioquímico, realizando-se dosagens séricas de b-caroteno, vitamina A, hemoglobina, ferro sérico e capacidade de ligação de ferro, bem como determinação do hematócrito. Os resultados foram comentados e apontaram não haver hipovitaminose A nesta amostra, apesar de haver grande proporção de resultados de caroteno sérico considerados não-normais. Houve maior prevalência de anemia entre gestantes de Ribeira. A comparação dos resultados obtidos entre as gestantes com respectivos grupos-testemunha, apontou freqüência maior de casos considerados não-normais entre as primeiras, em todos os coeficientes levantados.

Keywords : Gestantes; Anemia ferropriva; Vitamina A, deficiência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )