SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Vitamin A deficiency and iron deficiency anemia in pregnant women of two communities of the Ribeira River Valley (State of S. Paulo, Brazil)Perinatal mortality in S. Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

MEIRA, Affonso Renato  and  MARLET, José M.. Aumento do poder discriminatório de indicadores de saúde (coeficientes de mortalidade geral e mortalidade infantil). Rev. Saúde Pública [online]. 1975, vol.9, n.2, pp. 107-113. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101975000200003.

Foi feito estudo demonstrando o aumento do poder discriminatório dos dois coeficientes sanitários mais facilmente calculados em todas as áreas do mundo: o coeficiente de mortalidade geral e o coeficiente da mortalidade infantil. A maneira de se obter esse aumento do poder discriminatório consiste em se calcular a diferença entre estes dois coeficientes de mortalidade. Analisada estatisticamente, usando dados de países desenvolvidos e em desenvolvimento na mesma época e em épocas diversas, essa diferença demonstrou ser mais discriminatória que qualquer um dos dois isoladamente e quando usada juntamente com um dos dois ou com ambos aumenta significativamente o poder de discriminação.

Keywords : Níveis de saúde [indicadores]; Demografia; Estatística Vital.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese