SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Data analysis of the tuberculous infection investigation and of the first programme of vaccination with intradermic BCG- among schoolchildren in S. Paulo, Brazil: 1971 to 1974The cost of disease: economical consequences in the city of Salvador, BA, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

BARBOSA, Victorio  and  STEWIEN, Klaus E.. Estado imunitário relativo à poliomielite das crianças de 0-12 anos, residentes no município de São Paulo, Brasil e assistidas pelo Hospital Menino Jesus. Rev. Saúde Pública [online]. 1975, vol.9, n.2, pp. 137-153. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101975000200006.

A prevalência dos anticorpos neutralizantes contra os três tipos de poliovírus e os níveis de imunidade para diferentes grupos etários foram determinados, através de um inquérito soro-epidemiológico, numa população de crianças de 0-12 anos de idade, residentes no município de São Paulo, Brasil e assistidas pelo Hospital Menino Jesus. Os resultados mostraram um número elevado de crianças suscetíveis à infecção por poliovírus no primeiro ano de vida, particularmente no grupo etário de 9-12 meses, em que a proporção de crianças completamente desprotegidas (triplo-suscetíveis) alcançou 42,5%. Neste grupo, a prevalência de anticorpos dos tipos 1, 2 e 3 foi apenas em torno de 40%. Dentre as crianças do grupo etário de 0-5 anos, que receberam três ou mais doses de vacina oral trivalente, verificou-se a baixa proporção de 60% de duplo mais triplo-imunes. Os resultados mostraram que o estado imunitário das crianças deste grupo foi o mesmo nas três zonas geográficas da Capital, sendo em torno de apenas 50% a proporção de crianças duplo mais triplo-imunes. Estes resultados indicam níveis precários de imunidade, particularmente nas crianças do primeiro ano de vida. Existe, pois, uma necessidade evidente de realizar novos inquéritos sorológicos, além de intensificar e melhorar a vacinação de manutenção contra a poliomielite em nosso meio.

Keywords : Poliomielite; Imunidade; Inquérito Epidemiológico; São Paulo, Brasil; Poliovírus.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese