SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2A comprehensive health policy for the State of S. Paulo, BrazilA study on the lactation of women in the District of S. Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

GONCALVES, Ernesto Lima et al. Problemas de assistência médico-sanitária no Estado de São Paulo, Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 1975, vol.9, n.2, pp. 181-190. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101975000200009.

Apresenta-se uma análise dos principais problemas médico-sanitários do Estado de São Paulo, Brasil. Verificou-se a possibilidade de definição de 5 regiões, cujas características são apreciavelmente homogêneas: a primeira, representada pelas sub-regiões de São José do Rio Preto, Araçatuba e Presidente Prudente; a segunda, correspondente a Bauru e Marília; a terceira, inclui as áreas de Sorocaba, do Litoral e do Vale do Paraíba; a quarta, abrange Campinas e Ribeirão Preto; e a quinta, correspondente à Grande São Paulo. Para cada uma dessas regiões foram descritos os indicadores básicos de saúde e alguns aspectos relativos ao equipamento de saúde disponível. Verificou-se a dificuldade de relacionar os dois tipos de indicadores. Foram examinados os problemas básicos relativos ao atendimento da população urbana e da que habita as regiões rurais do Estado de São Paulo.

Keywords : Assistência médico-sanitária; Níveis de saúde [indicadores]; São Paulo, Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese