SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2A study on the lactation of women in the District of S. Paulo, BrazilApplication of the neutralization index comparison technique to the intratypic serodifferentiation of type 1 and 3 poliovirus strains, using Hep-2 cell cultures author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

SIQUEIRA, Arnaldo Augusto Franco de; CIARI JUNIOR, Cyro  and  ALMEIDA, Pedro Augusto Marcondes de. Utilização de uma curva de crescimento intra-uterino corrigido para peso e altura maternos. Rev. Saúde Pública [online]. 1975, vol.9, n.2, pp. 215-220. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101975000200011.

A necessidade do diagnóstico da desnutrição fetal levou à construção de várias curvas de crescimento intra-uterino. As diferenças étnicas e sócio-econômicas entre as populações impedem a utilização, em nosso meio, de curvas elaboradas em países desenvolvidos. A precariedade dos registros de pré-natal e de peso ao nascer torna muito difícil a construção de uma curva desse tipo. Foi demonstrada a validade da utilização da curva de crescimento intra-uterino de Tanner e Thomson, uma vez que ela introduz um fator de correção para a altura da mulher e para o peso na 20.a semana da gestação. Os resultados obtidos permitem concluir que é possível e fácil a aplicação da curva de Tanner e Thomson à população de gestantes sadias.

Keywords : Crescimento fetal; Crescimento intra-uterino; Desnutrição intra-uterina; Peso ao nascer.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese