SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1A modified culture medium for the characterization of positive lactose strains of SalmonellaSistematical mass roentgenphotography: economical unviability and eventual danger regarding exposure to radiations author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

SA, Evelin Naked de Castro. Equipe local de saúde: sugestões para a abrangência de sua caracterização. Rev. Saúde Pública [online]. 1976, vol.10, n.1, pp. 75-102. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101976000100007.

Na definição da força de trabalho representada pela equipe local de saúde é condicionante a situação sócio-econômico-sanitária da área onde deva atuar, o tipo e o programa da unidade sanitária, a existência de outras agências e seus respectivos programas, as condições materiais de instalação e a distribuição espacial da rede. É analisado o modelo de dimensionamento de recursos humanos para a rede de unidades sanitárias da Secretaria de Estado da Saúde (São Paulo, Brasil). A implantação de um modelo vai evidenciar o grau de acerto com que foram previstas dificuldades e impedimentos externos, tais como a força de trabalho disponível no mercado e as possibilidades institucionais de competir nesse mercado e de proceder a correção de situações encontradas.

Keywords : Equipe local de saúde; Unidade sanitária local; Saúde pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese