SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2The validity of the visual acuity screening in school children carried oat by the teacher - comparative study of the visual acuity measurement by the teacher and the ophthalmologist from the city of S. Paulo, BrazilDental health education in a public health centre author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

SOUZA, Ayrton Pinheiro de; MOREIRA FILHO, Djalma de Carvalho  and  FAVERO, Manildo. Investigação da bracelose em bovinos e em consumidores humanos do leite. Rev. Saúde Pública [online]. 1977, vol.11, n.2, pp. 238-247. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101977000200008.

O uso do leite "in natura" por certos consumidores, tem se constituído num sério problema de Saúde Pública. Desta forma, foi efetuado um levantamento da situação dos rebanhos bovinos na região de Ribeirão Preto, SP (Brasil) para se verificar a prevalência de brucelose. A partir da detecção de um rebanho leiteiro brucélico foram investigados os consumidores humanos do leite suspeito, segundo algumas características, tais como: sexo, cor, idade, ocupação, estado civil, tempo de residência na área, tempo de uso do leite suspeito, tipo de leite ingerido, quantidade de ingestão diária do leite, condições de saúde, uso de medicamentos e morbidades referidas na época do estudo. Foram feitas provas sorológicas para diagnóstico de brucelose no rebanho leiteiro e na população humana consumidora do leite. Observou-se que cerca de 8% das vacas em lactação na época do levantamento foram consideradas brucélicas. Entre os consumidores não se observou casos de sorologia positiva para brucelose. Concluiu-se que: apesar da importância da brucelose como zoonose, ela continua endêmica no nosso meio criatório; a fervura do leite é uma medida eficaz e deve ser preconizada nas regiões onde o leite é consumido "in natura", como medida de escolha em saúde pública.

Keywords : Brucelose; Brucelose bovina; Leite "in natura".

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese