SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Dental health education in a public health centreImmunity levels to poliomyelitis in a sample of school children from the city of S. Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

SILVA, Eduardo Olavo da Rocha e et al. Preferência alimentar (entre sangue humano e ave) dos Triatoma sordida encontrados em casas habitadas da região norte do Estado de São Paulo - Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 1977, vol.11, n.2, pp. 258-269. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101977000200010.

São apresentados os resultados dos testes de precipitina contra soro anti-sangue humano e anti-sangue ave, realizados com 550 exemplares do T. sordida, capturados nas casas habitadas das Regionais: Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. A partir dos percentuais de positividade para sangue humano e de ave e da freqüência relativa dos vertebrados nas casas, levantaram-se os índices de seletividade hematofílica. Como observação complementar, montou-se, no laboratório, um sistema de oferta simultânea de sangue humano e ave à ninfas do 1º estádio, não alimentadas, testando-se 185 exemplares. Concluiu-se que o T. sordida, nas áreas consideradas, suga mais ave do que homem, mesmo quando encontrado em casas habitadas. Em conseqüência, comentam-se as possíveis implicações do fato com a transmissão da endemia chagásica ao homem e com as medidas de controle.

Keywords : Tripanossomíase americana [profilaxia]; Triatoma sordida; Triatomíneos [preferência alimentar].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese