SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Phlebotominae from Londrina, State of Paraná, Brazil, and ecological observations on some species author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

SIQUEIRA, Arnaldo Augusto Franco de et al. Aplicação de uma curva de ganho de peso para gestantes. Rev. Saúde Pública [online]. 1977, vol.11, n.2, pp. 288-293. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101977000200014.

Com a finalidade de estudar a influência do estado nutricional materno sobre o peso do recém-nascido, foi aplicado em 460 gestantes inscritas no Centro de Saúde Geraldo de Paula Souza o método antropométrico para o diagnóstico do estado nutricional de uma população de gestantes, pois este método é de fácil aplicação e não exige pessoal especializado. Parece existir uma relação positiva entre o peso pré-gestacional, o ganho de peso da gestante durante a gravidez, e o peso ao nascer do concepto, bem como a idade gestacior.al. Observou-se ainda que houve uma diferença de 296,7 gramas a mais no peso dos recém-nascidos de gestante com peso pré-gestacional adequado, que no grupo de gestante com peso pré-gestacional insuficiente. Em trabalhos anteriores descreveu-se a necessidade de se utilizar curvas ponderais para o diagnóstico do estado nutricional materno: a curva que ora se apresenta é mais simples que outras já descritas anteriormente. No momento está sendo testada para se avaliar a sua eficácia.

Keywords : Gestantes [estado nutricional]; Prematuros; Recém-nascidos [estado nutricional]; Peso ao nascer; Assistência pré-natal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese