SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue4Breakfast of first through fourth grade school-children in S. Paulo, BrazilLife table for the female population of the county of Ribeirão Preto (State of S. Paulo, Brazil), 1973 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

SAVASTANO, Helena. Estado emocional de alunos da primeira série de um Grupo Escolar - Ginásio da cidade de São Paulo, Brasil: problemática de saúde pública?. Rev. Saúde Pública [online]. 1977, vol.11, n.4, pp. 480-495. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101977000400005.

Estudou-se uma amostra representativa de alunos da 1.a série de um Grupo Escolar-Ginásio da rede estadual da cidade de São Paulo, com o objetivo de compreender a dinâmica emocional dessas crianças. Os alunos foram estratificados em fracos e não fracos quanto à aprendizagem e disciplinamento. Utilizou-se o teste de apercepção temática de Bellak e Bellak e os resultados demonstraram, que 43% das crianças não estão emocionalmente ajustadas para enfrentar o ambiente escolar, onde a figura do adulto (professor) é visualizada como agressiva e os castigos são vistos, pelas crianças, como ameaçadores; os alunos fracos revelaram maior atraso no desenvolvimento psicossocial em relação aos não fracos. Estes dados, possivelmente, esclarecem parte das dificuldades de adaptação dessas crianças à situação escolar e sugerem: 1º) maior atenção dos técnicos de educação, de saúde e áreas correlatas, para esses problemas; 2º) maiores conhecimentos pelos educadores, dos aspectos do desenvolvimento psicossocial da criança.

Keywords : Criança, psicologia; Distúrbios afetivos; Testes psicológicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese