SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Smoking during pregnancy: the educational aspects of a behavior problem author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

TORNERO, Nilton. O emprego de auxiliares de saúde em áreas em desenvolvimento: breve histórico. Rev. Saúde Pública [online]. 1979, vol.13, n.3, pp. 254-261. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101979000300010.

A utilização de auxiliares de saúde como uma medida que pode melhorar a cobertura sanitária principalmente dos países ditos em desenvolvimento, foi analisada sob o ponto de vista histórico, com a finalidade de mostrar que as razões pelas quais os auxiliares de saúde são introduzidos nos diversos países são diferentes e não direcionados pelos mesmos propósitos. Procurou-se discutir, sucintamente, alguns exemplos ilustrativos. Na URSS os auxiliares de saúde ("feldshers") existem como parte integrante da atenção sanitária, desde o século XVIII; hostilizados inicialmente pela Revolução Socialista, foram considerados a seguir como o alicerce do sistema sanitário. Na África e Ásia foram julgados como um dos produtos do colonialismo europeu. Na China - experiência recente em grande escala - acompanharam as mudanças radicais ocorridas naquele país. Se o emprego dos auxiliares é recomendado principalmente para os países em desenvolvimento, o que se verificou é que na prática 83,1% das escolas de nível secundário catalogadas estão em países desenvolvidos, detendo o maior número de alunos.

Keywords : Saúde pública [pessoal auxiliar]; Saúde pública [países em desenvolvimento].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese