SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Biogeography, origin, and distribution of triatominae domiciliarity in BrazilVital characteristics of women as indicators of pregnancy risk author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

WILSON, Donald et al. Estado nutritional de crianças internadas em um pequeno orfanato particular na capital do Estado de São Paulo, Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 1980, vol.14, n.3, pp. 300-309. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101980000300003.

Foram realizados, em um pequeno orfanato, inquéritos nutricionais (alimentar, clínico e bioquímico) cujos resultados mostraram que 30% das crianças tinham ingestão inadequada de calorias, metade ingestão inadequada de cálcio e todas ingestão adequada de proteínas. A manipulação, o processamento e a distribuição dos alimentos eram inadequados e o desperdício era alto. Mais da metade das crianças apresentaram peso abaixo dos padrões, mas a maioria estava acima de 90% para altura, segundo idade. A medida da prega cutânea revelou apenas uma criança obesa. Com relação à vitamina A, a maioria das crianças revelou sinais clínicos atribuíveis à hipovitaminose A, predominantemente sinais cutâneos. Cerca de metade dos examinados revelou sinais de arriboflavinose. Foi baixo o número de crianças que apresentaram sinais clínicos de carência de proteína, ferro e ácido ascórbico. Os dados bioquímicos revelaram que 63,6% das crianças apresentavam níveis séricos abaixo do normal, enquanto que todas apresentaram excreção normal de riboflavina. Com relação à anemia, apenas 4 crianças apresentaram hematócrito abaixo do normal mas todas apresentaram níveis normais de hemoglobina. Os exames de fezes mostraram coeficientes altos para protozoários e Hymenolepis nana, um dos mais altos da literatura brasileira.

Keywords : Inquéritos nutricionais; Criança, nutrição; Dieta; Dieta de proteínas; Dieta de cálcio.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English