SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Hospital bed availability in the general hospitals in the Paraíba Valley, SP, Brazil, 1974Research on agglutinins for Brucella canis in human sera in the city of S. Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

LEFEVRE, Fernando. Análise de cartazes sobre esquistossomose elaborados por escolares. Rev. Saúde Pública [online]. 1980, vol.14, n.3, pp. 396-403. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101980000300010.

Foi feita análise de cartazes produzidos por escolares da região nordeste do Brasil, para o II° Concurso Nacional de Cartazes sobre Esquistossomose promovido pelo Programa Especial de Controle de Esquistossomose (PECE) do Ministério da Saúde. A análise revelou 4 grandes tipos de cartazes que configuram atitudes distintas diante do problema da Esquistossomose: os cartazes que apresentavam uma atitude puramente negativa diante do problema; os que apresentavam uma atitude puramente positiva; os mistos (combinação dos 2 primeiros tipos), divididos em 2 sub-tipos, que apresentavam: o primeiro, o comportamento indesejado e uma alternativa para este comportamento e o segundo, os elementos do problema sem os relacionar em forma alternativa; e os que apresentavam explicações didáticas ou técnicas sobre esquistossomose. Concluiu-se que as propostas para enfrentar o problema da esquistossomose apresentadas através das mensagens educativas oficiais, refletidas nos cartazes dos escolares, configuraram uma estratégia de mudança radical e, a curto prazo, de comportamentos "primitivos". Sugeriu-se estratégia mais gradual que respeitasse os hábitos e valores culturais vigentes nas comunidades afetadas pela esquistossomose.

Keywords : Esquistossomose [Nordeste, Brasil]; Recursos audiovisuais; Educação em saúde pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese