SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue6Observations on mosquito activity in residual forest in the Ribeira Valley, S. Paulo, BrazilAn estimate of the specific infant mortality rates by birth-weight in the city of S. Paulo (Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

IVERSSON, Lygia Busch; ROSA, Amélia P.A. Travassos da  and  ROSA, Jorge Travassos da. Estudos sorológicos para pesquisa de anticorpos de arbovírus em população humana da região do Vale do Ribeira: II - inquérito em pacientes do Hospital Regional de Pariquera-Açú, 1980. Rev. Saúde Pública [online]. 1981, vol.15, n.6, pp. 587-602. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101981000600002.

Foi realizado inquérito sorológico para pesquisa de anticorpos inibidores de hemaglutinaçãc de arbovírus em 516 moradores das zonas urbana e rural da região do Vale do Ribeira, Brasil, área extensamente coberta de florestas onde ocorreu recentemente uma epidemia de encefalite atribuída ao Flavivirus Rocio. Verificou-se que 24,2% destas pessoas tinham anticorpos IH para um ou mais arbovírus (11,2% para Alphavirus; 13,2% para Flavivirus; 4,6% para o Bunyavirus Caraparu e 0,8% para outros arbovírus). Alguns dos investigados, sem antecedente de vacinação contra febre amarela, apresentaram anticorpos neutralizantes para o vírus da encefalite equina do Leste, St. Louis e da febre amarela, os dois últimos ainda não isolados na região. A análise das características dos indivíduos com sorologia positiva sugeria que a transmissão de arboviroses não era fato recente e estava se fazendo em pelo menos 9 municípios da área, não só no ambiente silvestre como fora do mesmo. Os indivíduos de sexo masculino e entre estes os que trabalham em pesca, em geral no período vespertino e noturno, apresentaram maior risco à infecções arbovíricas.

Keywords : Hemaglutinação [anticorpos inibidores]; Arboviroses; Inquéritos sorológicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese