SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2The evolution of immunoglobulins involved in the immune response to mice infected with Schistosoma mansoniA study of malaria and intestinal parasites among the Nadëb-Maku Indians of Amazonas State-Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

MEJIAS, Nilce Pinheiro. O psicólogo, a saúde pública e o esforço preventivo. Rev. Saúde Pública [online]. 1984, vol.18, n.2, pp. 155-161. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101984000200007.

Foi levada a efeito revisão de vários artigos concernentes aos problemas da influência do comportamento do indivíduo na manutenção de sua saúde e das relações entre aspectos do ambiente, comportamento e saúde. Considerando os pontos de contacto e de divergência entre psicologia clínica e saúde pública, sugere-se que a psicologia da comunidade é a área da psicologia cujos objetivos mais se aproximam aos da Organização Mundial de Saúde - uma sugestão ditada por suas preocupações comuns com as relações entre os sistemas de organização social e o funcionamento individual e com o desenvolvimento de sistemas sociais condizentes com as necessidades humanas. Tendo em vista a escassez de dados empíricos, conclui-se que, para uma maior contribuição da psicologia à saúde pública, faz-se necessário o desenvolvimento mais acelerado de pesquisas que melhor esclareçam as relações entre o funcionamento individual e os ambientes organizacionais e comunitários.

Keywords : Psicologia; Saúde Pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese