SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Anthropometric criteria in the diagnosis of malnutrition in child-assistance programs author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

FORATTINI, Oswaldo Paulo et al. Aspectos ecológicos da tripanossomíase americana: XXI - Comportamento de espécies triatomíneas silvestres na reinfestação do intra e peridomicílio. Rev. Saúde Pública [online]. 1984, vol.18, n.3, pp. 185-208. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101984000300001.

Apresentam-se os resultados obtidos com a observação da presença triatomínea em três localidades, uma delas caracterizada por estar submetida a vigilância anual ininterrupta, e duas por terem sido expurgadas respectivamente seis e um ano e meio antes. As duas primeiras situam-se em áreas de endemicidade de Panstrongylus megistus e a terceira em região endêmica para Triatoma sordida. Em todas foram levadas a efeito inspeções bimestrais destinadas a detectar a presença de triatomíneos no intra e no peridomicílio. Pôde-se confirmar o aspecto lento da domiciliação de P. megistus, em aparente contraste com o T. sordida que desenvolve intensas colônias peridomiciliares. Pelo menos em relação a esta última espécie, não parece haver diferença atrativa por parte do intra e do peridomicílio. A reinfestação do P. megistus acha-se associada freqüente com a presença de infecção natural. A reintrodução de Triatoma infestans associa-se à mobilidade da população humana. A colonização peridomiciliar de T. sordida permitiu o estudo do desenvolvimento dessas colônias, obtendo-se marcante paralelismo com os dados conseguidos em galinheiros experimentais (GE) e objeto de publicações anteriores. A presença de Rhodnius neglectus nas três áreas, embora discreta, chama a atenção para seu possível potencial de domiciliação. Com este artigo encerra-se a série "Aspectos ecológicos de tripanossomíase americana".

Keywords : Tripanossomíase americana; Triatoma sordida; Panstrogylus megistus; Triatoma infestans; Rhodnius neglectus; Triatomíneos [domiciliação]; Vigilância entomológica; Triatomíneos [controle]; Ecologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese