SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4Perinatal health in Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil: social and biological factorsEncephalitis in the Ribeira Valley (S. Paulo, Brazil) in the post-epidemic period of 1978-1983: a discussion on aspects of etiological diagnosis and epidemiological characteristics author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

TUDISCO, Eliete Salomon et al. Avaliação do estado nutricional materno e duração do aleitamento natural. Rev. Saúde Pública [online]. 1984, vol.18, n.4, pp. 313-322. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101984000400006.

Estudou-se o estado nutricional de 190 mães de baixa renda, primíparas ou não, residentes no município de São Paulo (Brasil), e sua relação com a duração do aleitamento natural. Na avaliação do estado nutricional empregou-se o critério de adequação de peso para a estatura. Investigou-se a participação do setor Saúde no processo de desmame. Descreveu-se também a prevalência de desnutrição no período pré-gestacional, no pós-parto e no pós-desmame, verificando-se o comportamento do estado nutricional nos três períodos. Observou-se que apenas entre as mulheres não-primíparas houve diferença estatisticamente significante do estado de nutrição nos períodos analisados. Quanto ao estudo da duração do aleitamento natural com o estado nutricional materno, não se encontrou associação significante entre estes eventos. Na tentativa de explorar outras variáveis, que estariam associadas com a ocorrência de desmame precoce na amostra estudada, enfocou-se a influência do setor Saúde, percebendo-se a falha qualitativa do mesmo quanto a orientação sobre aleitamento natural.

Keywords : Aleitamento; Gestantes [estado nutricional]; Desmame precoce.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese