SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Do mothers remember their children's birth weights?Health care morbidity levels in the region of Ribeirão Preto, SP (Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

PLUCIENNIK, Ana Maria Aratangy et al. Reações locais e níveis de antitoxina circulante decorrentes de administração do toxóide tetânico: estudo comparativo entre Ped-o-Jet e seringa hipodérmica. Rev. Saúde Pública [online]. 1985, vol.19, n.3, pp. 201-214. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101985000300002.

Com o objetivo de comparar reações locais e conversão sorológica apresentadas por adultos que receberam o toxóide tetânico através de Ped-o-Jet (via subcutânea) ou de seringa hipodérmica (via intramuscular), o toxóide foi administrado a 472 recrutas do Exército. Em observações realizadas 4 e 24 horas após a vacinação verificou-se que as reações locais dos indivíduos vacinados com Ped-o-Jet eram significativamente mais freqüentes e mais intensas do que aquelas dos vacinados com seringa hipodérmica, não tendo ocorrido, entretanto, reações graves. A conversão sorológica dos não imunes vacinados com Ped-o-Jet ocorreu numa freqüência maior do que nos indivíduos vacinados com seringa hipodérmica. Conclui-se portanto, que o Ped-o-Jet pode ser utilizado em campanhas de vacinação em massa contra o tétano, embora a via de administração preferencial, até o momento, seja a intramuscular.

Keywords : Toxóide tetânico; Ped-o-Jet; Reação antígeno-anticorpo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese