SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Local reactions and antitoxin levels induced by the administration of tetanus toxoid: a comparative study between Ped-o-Jet and hypodermic syringeA study of perinatal morbidity and mortality in maternity hospitals: II - perinatal mortality according to birth weight, maternal age, prenatal care and maternal smoking author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

ROCHA, Juan Stuardo Yazlle  and  NOGUEIRA, Jarbas Leite. Padrões de morbidade em assistência primária na região de Ribeirão Preto, SP (Brasil). Rev. Saúde Pública [online]. 1985, vol.19, n.3, pp. 215-224. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101985000300003.

São apresentados os resultados obtidos com a implantação de um sistema de agendamento de casos, para consulta médica, em quatro serviços ambulatoriais e que constitui, ao mesmo tempo, o instrumento de referência de dados de morbidade. As estatísticas de morbidade ambulatorial adquirem grande valor se o serviço atende a toda a demanda e se há boa cobertura populacional. Crianças, mulheres e velhos constituíram a maior demanda assistencial destes serviços. Destacaram-se como os diagnósticos mais freqüentes as doenças infecciosas e parasitárias, doenças do aparelho respiratório, inflamações do olho e ouvido, doenças da pele e do tecido subcutâneo e do aparelho geniturinário. Estes problemas refletem as condições de vida, os problemas de saúde mais freqüentes das populações atendidas e a política de assistência dos serviços estudados.

Keywords : Morbidade; Assistência ambulatorial; Assistência primária à saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese