SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Local reactions and antitoxin levels induced by the administration of tetanus toxoid: a comparative study between Ped-o-Jet and hypodermic syringeA study of perinatal morbidity and mortality in maternity hospitals: II - perinatal mortality according to birth weight, maternal age, prenatal care and maternal smoking author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

On-line version ISSN 1518-8787Print version ISSN 0034-8910

Abstract

ROCHA, Juan Stuardo Yazlle  and  NOGUEIRA, Jarbas Leite. Padrões de morbidade em assistência primária na região de Ribeirão Preto, SP (Brasil). Rev. Saúde Pública [online]. 1985, vol.19, n.3, pp.215-224. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101985000300003.

São apresentados os resultados obtidos com a implantação de um sistema de agendamento de casos, para consulta médica, em quatro serviços ambulatoriais e que constitui, ao mesmo tempo, o instrumento de referência de dados de morbidade. As estatísticas de morbidade ambulatorial adquirem grande valor se o serviço atende a toda a demanda e se há boa cobertura populacional. Crianças, mulheres e velhos constituíram a maior demanda assistencial destes serviços. Destacaram-se como os diagnósticos mais freqüentes as doenças infecciosas e parasitárias, doenças do aparelho respiratório, inflamações do olho e ouvido, doenças da pele e do tecido subcutâneo e do aparelho geniturinário. Estes problemas refletem as condições de vida, os problemas de saúde mais freqüentes das populações atendidas e a política de assistência dos serviços estudados.

Keywords : Morbidade; Assistência ambulatorial; Assistência primária à saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )