SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue6Motorcycle accidents in S. Paulo city, Brazil: 2. analyses of the mortalityThe rural internship of the graduation course in nutrition of the Federal University of Viçosa (Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

On-line version ISSN 1518-8787

Abstract

BAROUD, Ricardo. Concepção e organização de um centro de controle de intoxicações. Rev. Saúde Pública [online]. 1985, vol.19, n.6, pp. 556-565. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101985000600007.

Objetivou-se contribuir para uma melhor compreensão da importância dos Centros de Controle de Intoxicações (ou Centros Anti-Veneno), através do relato de sua concepção e organização. Ressaltou-se a necessidade destes centros atuarem integrados a instituições governamentais, a entidades privadas e à comunidade, e a importância dos setores de epidemiologia e prevenção, de análises toxicológicas e de pesquisa científica nestes centros. Enfatizou-se a necessidade de sua intervenção na área de promoção e proteção à saúde, através do estabelecimento de linhas de ação principalmente a nível educacional, de saúde mental e de capacitação profissional. Foram sugeridas algumas providências que concorrerão para maior esclarecimento e, consequentemente, para a diminuição da incidência de intoxicações, revertendo em economia de recursos financeiros que são necessários ao atendimento integral de pacientes intoxicados.

Keywords : Centros de Controle de Envenenamento; Envenenamento [prevenção e controle].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )