SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue6Motorcycle accidents in S. Paulo city, Brazil: 2. analyses of the mortalityThe rural internship of the graduation course in nutrition of the Federal University of Viçosa (Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

BAROUD, Ricardo. Concepção e organização de um centro de controle de intoxicações. Rev. Saúde Pública [online]. 1985, vol.19, n.6, pp. 556-565. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101985000600007.

Objetivou-se contribuir para uma melhor compreensão da importância dos Centros de Controle de Intoxicações (ou Centros Anti-Veneno), através do relato de sua concepção e organização. Ressaltou-se a necessidade destes centros atuarem integrados a instituições governamentais, a entidades privadas e à comunidade, e a importância dos setores de epidemiologia e prevenção, de análises toxicológicas e de pesquisa científica nestes centros. Enfatizou-se a necessidade de sua intervenção na área de promoção e proteção à saúde, através do estabelecimento de linhas de ação principalmente a nível educacional, de saúde mental e de capacitação profissional. Foram sugeridas algumas providências que concorrerão para maior esclarecimento e, consequentemente, para a diminuição da incidência de intoxicações, revertendo em economia de recursos financeiros que são necessários ao atendimento integral de pacientes intoxicados.

Keywords : Centros de Controle de Envenenamento; Envenenamento [prevenção e controle].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese