SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Observations on mosquito activity in primitive highland rain forest in the Ribeira Valley, S. Paulo, BrazilThe inadequacy of indiscriminate periodical X-ray exams in occupational health: the results of the 1984 census in a large firm author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

JOB, José Roberto Pretel Pereira et al. Informações que antecederam o diagnóstico de tuberculose pulmonar e tempo decorrido até o início do tratamento em pacientes matriculados em Centro de Saúde, São Paulo (Brasil). Rev. Saúde Pública [online]. 1986, vol.20, n.1, pp. 21-25. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101986000100002.

Em 50 doentes matriculados para tratamento de tuberculose pulmonar no Centro de Saúde I de Sorocaba, SP (Brasil), foram estudadas as informações que antecederam ao diagnóstico da doença tais como: sintomatologia, hábitos, procedência, número de vezes que procurou auxílio médico, conhecimento de contágio prévio e sintomatologia da doença, tempo decorrido entre o início da sintomatologia e o início do tratamento, entre a apresentação ao posto de saúde e o início da terapêutica. Notou-se a importância da sintomatologia respiratória, a demora da procura do médico apesar dos sintomas, a falta de informações do doente a respeito da enfermidade. Apesar do bom desempenho técnico do pessoal médico e paramédico do centro de saúde, constatou-se demora acentuada para a detecção dos casos na população, e, conseqüentemente terapêutica.

Keywords : Tuberculose pulmonar [tratamento]; Tuberculose pulmonar [prevenção e controle]; Centros de Saúde [administração].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese