SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Nutritional education in primary schools: a proposal for Pernambuco (Brazil)The realization of Lutzomyia intermedia, a possible case of preadaptation author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

CAMPINO, Antonio Carlos Coelho. Aspectos sócio-econômicos da desnutrição no Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 1986, vol.20, n.1, pp. 83-101. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101986000100007.

Objetiva-se mostrar os fatores sócio-econômicos que têm sido identificados como os principais determinantes da situação nutricional de um país. Conclui-se que a renda é o fator isoladamente mais importante na determinação do estado nutricional, mas uma vez fixada esta variável, outros fatores - tais como extensão do sistema de atendimento de saúde, nível educacional, programa de alimentação - também desempenham um papel relevante. Procura-se avaliar, empiricamente, com base em pesquisas até agora realizadas, quais seriam os determinantes da situação nutricional para o Brasil. Evidencia-se a hipótese, esperada na literatura, de que a renda é o fator mais importante, e, dado esta, também no caso brasileiro surgem como fatores relevantes o acesso a serviços de saúde e saneamento. Em face disto, discutem-se algumas alternativas de uma política de nutrição, mostrando-se a magnitude da redistribuição de renda necessária para cobrir o hiato nutricional e debatendo-se o papel dos programas de alimentação e nutrição, na forma em que foram explicitados no Programa de Prioridades Sociais do atual Governo.

Keywords : Desnutrição; Fatores sócio-econômicos; Renda; População; Criança [estado nutricional].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese