SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue5Mansoni schistosomiasis in experimentally undernourished miceMethods of sample selection for estimates of vaccination coverage author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

ROMANI, Sylvia de Azevedo Mello  and  AMIGO, Hugo. Perfil alimentar e posse da terra na área rural do Estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 1986, vol.20, n.5, pp. 369-376. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101986000500006.

Foi realizado estudo na área rural do Nordeste brasileiro com uma amostra de 689 famílias estratificadas segundo o acesso e a quantidade de terra possuída, em quatro categorias: famílias sem terra (ST), pequenos proprietários (PP) que possuíam até 10 hectares de terra, médios proprietários (MP) de 10 a 50 hectares e grandes proprietários (GP) com mais de 50 hectares de terra. A média de ingesta energética dos ST foi de 1.605 calorias, observando-se que à medida que aumentava a quantidade de terra possuída, maior era a média de ingestão calórica, chegando a atingir mais de 3.000 calorias entre os GP que corresponde a média dos valores encontrados nos países desenvolvidos. Em termos médios o déficit protéico não foi encontrado em nenhum dos grupos estudados. O valor calórico total (VCT) da dieta, para os quatro grupos, está representado, em média, por 13% de protídeos, 11% de lipídeos e 76% de glicídeos, observando-se tendência crescente à medida que aumenta a posse da terra com relação aos protídeos e lipídeos, e, decrescente, com relação aos glicídeos. O grupo de alimentos que mais contribuiu para o VCT foi o de "grãos e raízes", embora apresente tendência decrescente com o aumento do tamanho da propriedade. Comportamento inverso foi observado para o grupo dos "produtos animais". Não foram encontradas diferenças em relação a outros grupos de alimentos: verduras, frutas, açúcares e gorduras.

Keywords : Inquéritos nutricionais; Consumo de alimentos; Propriedade (da terra); Estado nutricional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese