SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue5Alimentary profile and land ownership in rural Pernambuco, Northeastern BrazilThe mechanisms and epidemiological significance of domiciliation author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

SILVA, Eunice Pinho de Castro. Métodos de amostragem para estimação da cobertura vacinal. Rev. Saúde Pública [online]. 1986, vol.20, n.5, pp. 377-384. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101986000500007.

Apresentam-se sucintamente dois métodos de amostragem que visam a seleção de uma amostra de crianças de fixada faixa de idade, residentes em determinada área geográfica de interesse, para estimação de cobertura vacinal: o método de R.H. Henderson e T. Sundaresan, o método do Departamento de Epidemiologia e de Métodos Quantitativos em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública. Um terceiro método de amostragem é proposto. O primeiro método apresentado (Henderson e Sundaresan) é empregado no Programa Ampliado de Imunização e nesse programa é considerado eficiente, simples e não dispendioso. O segundo e o novo método, que apresentam modificações do primeiro, constituindo alternativas deste, visam diminuir o erro quadrático médio nas estimativas, conquanto sejam menos simples e mais dispendiosos que aquele. Visto que, na estimação da cobertura vacinal, o estimador empregado pressupõe amostra autoponderada, a preocupação maior do método aqui proposto foi a de proporcionar uma amostragem segundo a qual se tenha equiprobabilidade de seleção para qualquer criança do grupo etário estudado residente na área de interesse, independentemente de qualquer condição.

Keywords : Vacinação; Técnica de estimação; Amostragem; Probabilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese