SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1A study of children's health in S.Paulo city (Brazil), 1984-1985: III -Breast feedingAssociation between X-ray evidence of cardiomegalia and clinical manifestations author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

BENICIO, Maria Helena D'Aquino; MONTEIRO, Carlos Augusto; PINO ZUNIGA, Hilda Paulina  and  RIO, Evany Margazão Beringhs. Estudo das condições de saúde das crianças do Município de São Paulo, SP (Brasil), 1984-1985: IV - Doença diarréica. Rev. Saúde Pública [online]. 1987, vol.21, n.1, pp. 23-28. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101987000100004.

Como parte de amplo estudo epidemiológico sobre condições de saúde na infância, avaliou-se a magnitude e a distribuição da doença diarréica no Município de São Paulo, SP, Brasil. Os resultados foram obtidos a partir de exame clínico e inquérito recordatório de uma amostra probabilística de 1.016 crianças menores de cinco anos. Para o conjunto da amostra, apurou-se incidência de 7,6 episódios de diarréia por 100 crianças-mês e 2,0 internações por 100 crianças-ano. A freqüência máxima de episódios situou-se entre dois e três anos de idade e a freqüência máxima de internações nos 2 primeiros anos de vida. Ambos, episódios e internações, foram mais freqüentes nos estratos de menor nível sócio-econômico. Com relação a estudo realizado no Município há cerca de dez anos, pôde-se registrar redução de aproximadamente 60% na freqüência da diarréia e deslocamento do pico de incidência máxima para idades maiores. Estes dois fenômenos coincidem com expressivo aumento da cobertura do abastecimento de água no município. Aparentemente como resultado da diminuição na freqüência da diarréia, detectaram-se sensíveis reduções tanto nas internações hospitalares quanto na mortalidade por aquela doença. A freqüência ainda alta de diarréia no Município, sobretudo a elevada incidência de internações hospitalares nos primeiros meses de vida, assinala a necessidade de melhorias adicionais no saneamento ambiental e de esforços em outros setores como o da promoção do aleitamento materno.

Keywords : Saúde da criança; Inquéritos epidemiológicos; Diarréia infantil [ocorrência]; Fatores sócio-econômicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese