SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Lead and cadmium in the blood and their relation to the nutritional status of children in Santo Amaro, Bahia, BrazilResearch on syphilis and toxoplasmosis antibodies in new-born children in a Ribeirão Preto hospital, S.Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

RIBEIRO, Rosa Domingues; GARCIA, Terezinha Aparecida Rissato e  and  BONOMO, Walter Chinelatto. Contribuição para o estudo dos mecanismos de transmissão do agente etiológico da doença de Chagas. Rev. Saúde Pública [online]. 1987, vol.21, n.1, pp. 51-54. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101987000100008.

Foram capturados no Município de Ribeirão Preto, SP, Brasil, exemplares de gambá, Didelphis albiventris. Na medida em que os exemplares chegavam ao laboratório foram submetidos a exames de sangue a fresco, hemoculturas e xenodiagnósticos, com o propósito de descartar a hipótese de infecção natural. Em cativeiro os animais passaram a ter, como parte de sua alimentação, camundongos parasitados pela cepa Bolívia do Tripanosoma cruzi ou exemplares de triatomíneos comprovadamente infectados pela mesma cepa do parasita. Vinte e cinco dias após a última refeição, foram realizados xenodiagnósticos nos animais em experimentação, cujo índice de infecção nos animais que ingeriram camundongos infectados foi de 60,0% e naqueles que ingeriram triatomíneos foi de 83,3%. Os resultados revelaram que os gambás apresentaram altos índices de infecção, mostrando a importância da via oral como porta de entrada do T. cruzi, bem como a importância do D. albiventris como reservatório do parasita nos focos naturais de infecção e elo de ligação entre o ambiente silvestre e o domicílio.

Keywords : Trypamosoma cruzi; Didelphis [parasitologia]; Camundongos [parasitologia]; Triatomíneos [parasitologia]; Vetores de doenças.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese