Services on Demand
Article
Indicators
Related links
Bookmark
Revista de Saúde Pública
Print version ISSN 0034-8910
Abstract
RIBEIRO, Rosa Domingues; GARCIA, Terezinha Aparecida Rissato e and BONOMO, Walter Chinelatto. Contribuição para o estudo dos mecanismos de transmissão do agente etiológico da doença de Chagas. Rev. Saúde Pública [online]. 1987, vol.21, n.1, pp. 51-54. ISSN 0034-8910. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101987000100008.
Foram capturados no Município de Ribeirão Preto, SP, Brasil, exemplares de gambá, Didelphis albiventris. Na medida em que os exemplares chegavam ao laboratório foram submetidos a exames de sangue a fresco, hemoculturas e xenodiagnósticos, com o propósito de descartar a hipótese de infecção natural. Em cativeiro os animais passaram a ter, como parte de sua alimentação, camundongos parasitados pela cepa Bolívia do Tripanosoma cruzi ou exemplares de triatomíneos comprovadamente infectados pela mesma cepa do parasita. Vinte e cinco dias após a última refeição, foram realizados xenodiagnósticos nos animais em experimentação, cujo índice de infecção nos animais que ingeriram camundongos infectados foi de 60,0% e naqueles que ingeriram triatomíneos foi de 83,3%. Os resultados revelaram que os gambás apresentaram altos índices de infecção, mostrando a importância da via oral como porta de entrada do T. cruzi, bem como a importância do D. albiventris como reservatório do parasita nos focos naturais de infecção e elo de ligação entre o ambiente silvestre e o domicílio.
Keywords : Trypamosoma cruzi; Didelphis [parasitologia]; Camundongos [parasitologia]; Triatomíneos [parasitologia]; Vetores de doenças.










