SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Epidemiological investigation into cases of yellow fever in the North- west region of S. Paulo State, BrazilThe ageing of population: the Brazilian scene author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

KALACHE, Alexandre; VERAS, Renato P.  and  RAMOS, Luiz Roberto. O envelhecimento da população mundial: um desafio novo. Rev. Saúde Pública [online]. 1987, vol.21, n.3, pp. 200-210. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101987000300005.

O envelhecimento populacional é hoje um fenômeno universal, característico tanto dos países desenvolvidos como, de modo crescente, do Terceiro Mundo. São apresentados dados que ilustram a verdadeira revolução demográfica desde o início do século e estimativas até o ano 2025. Os fatores responsáveis pelo envelhecimento são discutidos, com especial referência ao declínio tanto das taxas de fecundidade como das de mortalidade. Em conjunto, tais declínios levam a um menor ingresso de jovens em populações que passam a viver períodos mais longos. Esse processo gradativo é conhecido como "transição epidemiológica" e seus vários estágios são abordados. As repercussões para a sociedade, de populações progressivamente mais idosas são consideráveis, particularmente no que diz respeito à saúde. Os padrões de mortalidade e morbidade são discutidos e o conceito de autonomia, como uma forma de quantificar qualidade de vida, é introduzido. É proposta redefinição do próprio conceito de envelhecimento, refletindo a realidade médico-social do Terceiro Mundo. São formuladas questões sobre a interação envelhecimento-mudanças sociais em curso nos países subdesenvolvidos, cujas respostas podem ser grandemente facilitadas pelo uso do método epidemiológico.

Keywords : Envelhecimento da população [tendências]; Taxas de mortalidade [tendências]; Taxas de fecundidade [tendências]; Expectativa de vida; Qualidade de vida; Mudanças sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese