SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue5Health education for primary school students: evaluation of a didatic material for instruction and prevention on schistosomiasisAppropriate technology in obstetrics: definition and assessment of the public and of health professionals author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

ADORNO, Rubens Camargo Ferreira; ZIONI, Fabíola; LEFEVRE, Fernando  and  SILVA, Maria Emilia Lino da. O conhecimento e o poder: de quem é a palavra. Relato de uma experiência de pesquisa participante. Rev. Saúde Pública [online]. 1987, vol.21, n.5, pp. 405-412. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101987000500006.

Como parte de uma experiência de Pesquisa Participante levada a cabo no contexto do Projeto de Integração Docente-Assistencial Itapecerica da Serra, foi realizada uma primeira reunião envolvendo um Centro de Saúde e clubes de mães do Município de Itapecerica da Serra, SP (Brasil) e uma instituição de ensino e pesquisa. Com vistas a prevenir, desde o início da pesquisa, o poder daqueles que detêm o conhecimento acadêmico e técnico, frente à comunidade, foi adotada, nesta primeira reunião, um procedimento chamado "Estratégia do Silêncio". As relações de poder preexistentes na cultura e na sociedade foram discutidas pelos três grupos permitindo com isso uma primeira tomada de consciência do problema. Algumas considerações de ordem metodológica foram levantadas, especialmente no que concerne às oportunidades abertas pela pesquisa participante no que se refere às relações sujeito-objeto da pesquisa social, bem como no que toca aos resultados práticos (ou retornos) deste tipo de pesquisa.

Keywords : Planejamento participativo; Pesquisa; Participação comunitária; Conhecimento; Dominação-subordinação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese