SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue5Who has the rigth to speak: knowledge or power. Report of an experiment in participative researchAn evaluation of the health services of Cáceres, Mato Grosso State, Brazil: contributions to the local program author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

CLIMENT, Graciela Irma. Tecnologia apropriada em obstetrícia: definição e avaliação a partir das perspectivas da população e do pessoal de saúde. Rev. Saúde Pública [online]. 1987, vol.21, n.5, pp. 413-426. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101987000500007.

Parte-se da hipótese de que para satisfazer as necessidades de saúde do povo será necessário, entre outras coisas, que os serviços de saúde utilizem tecnologias adequadas, quando e como definir o que se considera "adequado", e quem deverá fazê-lo. Para tanto foi realizada pesquisa para detectar e analisar comparativamente a definição que, a partir das perspectivas da população e dos profissionais, se faz da tecnologia apropriada em obstetrícia e também da tecnologia utilizada nos distintos setores da assistência (público, de obras sociais e privado). São apresentados alguns dados referentes a dois aspectos da assistência: utilização de técnicas e procedimentos biomédicos e consideração das relações interpessoais no processo de assitência. Observou-se que foram utilizadas modalidades de assistência diferenciadas segundo o setor, sendo, no privado mais tecnologizadas e medicalizadas, bem como nesse mesmo setor são levadas mais em consideração as relações interpessoais. Além disso, as opiniões dos profissionais, quanto ao que se considera adequado, estão mais em concordância com as das mães deste setor, sendo suas necessidades satisfeitas em maior intensidade que as dos demais. Como resultado deste enfoque, as necessidades da maioria - as que são atendidas nos serviços públicos e obras sociais -, recebem uma cobertura menor, ao que se opõe enfoque de risco que direciona seus recursos considerados vulneráveis.

Keywords : Tecnologia apropriada; Avaliação da tecnologia biomédica; Obstetrícia; Assistência à saúde; Saúde materno-infantil; Risco.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · pdf in Spanish