SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue5Appropriate technology in obstetrics: definition and assessment of the public and of health professionalsAccess to health services: a geographical approach to public health author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

LOTUFO, Márcia  and  DUARTE, Elisabeth Carmem. Avaliação dos serviços de saúde do Município de Cáceres, MT (Brasil): contribuições à programação local. Rev. Saúde Pública [online]. 1987, vol.21, n.5, pp. 427-438. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101987000500008.

São analisadas informações sobre a oferta dos serviços de saúde do Município de Cáceres, MT (Brasil), que permitirá fomentar discussões com os órgãos gerenciadores do setor, tendo em vista a reformulação dos planos e programas de saúde. Com a utilização do instrumento da técnica CENDES/OPS, foram coletados dados referentes à estrutura nosológica da demanda atendida, distribuição e utilização dos recursos humanos e capacidade física dos serviços de saúde do Município, no período de 1981 a 1984. Verificou-se que o perfil da morbidade registrado manteve-se constante, com predomínio das Demais Doenas Infecciosas e Parasitárias e Doenças Agudas do Aparelho Respiratório. Constatou-se melhora quantitativa quanto à capacidade física e recursos humanos para o setor saúde, especialmente na rede pública. Acredita-se que estas não foram acompanhadas por alterações significativas na qualidade dos serviços oferecidos.

Keywords : Serviços de saúde; Cobertura de serviços de saúde; Morbidade; Recursos de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese