SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue5An evaluation of the health services of Cáceres, Mato Grosso State, Brazil: contributions to the local programPossible consequences of increasing life expectancy in Brazil: the perspective of a European historical demographer author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

UNGLERT, Carmen Vieira de Sousa; ROSENBURG, Cornélio Pedroso  and  JUNQUEIRA, Claudette Barriguela. Acesso aos serviços de saúde: uma abordagem de geografia em saúde pública. Rev. Saúde Pública [online]. 1987, vol.21, n.5, pp. 439-446. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101987000500009.

O acesso da população aos serviços de saúde é um pré-requisito de fundamental importância para uma eficiente assistência à saúde. A localização geográfica dos serviços é um dos fatores que interferem nessa acessibilidade. Pretendeu-se estudar a localização dos serviços de saúde. A proposta básica foi a de apresentação de uma metodologia considerando-se as relações de variáveis geográficas, demográficas e sociais. Enfatizou-se, no processo, a participação da comunidade. Efetuou-se o estudo da adequação dessa metodologia às características da região de Santo Amaro, Município de São Paulo, Brasil. A contribuição dada pela abordagem geográfica abre ampla perspectiva quanto ao estabelecimento de novas linhas de estudo, planejamento e gestão, advindas do intercâmbio entre a Geografia Humana e a Saúde Pública, numa área que se sugere denominar Geografia em Saúde Pública.

Keywords : Acesso aos serviços de saúde; Geografia de Saúde Pública; Distribuição espacial; Participação comunitária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese