SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue6Growth and health status of children from 0 to 11 years of age in Paraíba, North-East BrazilExperimental assay of the possible use of gentian violet in the prevention of post-transfusion malaria author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

VICTORA, Cesar Gomes et al. Quadro epdiemiológico das mortes súbitas na infância em cidades gaúchas (Brasil). Rev. Saúde Pública [online]. 1987, vol.21, n.6, pp. 490-496. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101987000600004.

Foram investigados os óbitos infantis pós-perinatais ocorridos no período de um ano, em 10 cidades gaúchas, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre, por meio de estudo de casos e controles. Setenta e duas mortes súbitas na infância (MSI) foram identificadas através de amplo sistema de monitorização de óbitos e investigadas em pormenores através de entrevistas médicas com os pais da criança e revisão de prontuários ambulatoriais e hospitalares. Os óbitos foram mais comuns em meninos, no primeiro trimestre de vida e durante o inverno. A comparação de cada caso de MSI com duas crianças-controle da mesma vizinhança, através de regressão logística condicional múltipla, identificou os seguintes fatores de risco: baixo nível socioeconômico (medido através da renda familiar e da escolaridade materna), baixo peso ao nascer, presença de outras crianças no domicílio, mães jovens e fumantes e aleitamento misto ou artificial. Nenhuma das 72 MSI foi reconhecida como tal pelos médicos que preencheram os atestados de óbito, sendo as mesmas atribuídas predominantemente a "broncopneumonias".

Keywords : Morte infantil súbita [incidência]; Estudos de caso; Grupos-controle; Riscos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese