SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue6Notes on the distribution of Biomphalaria glabrata (Say, 1818) (Pulmonata, Planorbidae) in the S. Paulo State, BrazilToxicological aspects of the exposure to ethylene oxide author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

KOIFMAN, Sérgio et al. Avaliação do anticoncepcional Norplant no Município do Rio de Janeiro, RJ (Brasil). Rev. Saúde Pública [online]. 1987, vol.21, n.6, pp. 513-522. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101987000600008.

Métodos anticoncepcionais para longo tempo de uso têm sido buscados em vários lugares. O método Norplant é um deles, baseado em cápsulas de levonorgestrel introduzidas no braço das mulheres, através da liberação hormonal diária com efeito de dois a cinco anos. Norplant é produzido sob licença do "Population Council" e industrializado por "Leiras Pharmaceuticals", tendo sido usado na Tailândia, Egito, Indonésia, Suécia, Dinamarca e Brasil. Avaliam-se os resultados deste método, no Município do Rio de Janeiro (Brasil), onde 175 usuárias de Norplant foram entrevistadas em suas casas, e as respostas comparadas com dois grupos-controle (usuárias de pílulas à base de levonorgestrel e usuárias de métodos não-hormonais). Os resultados mostram aumento dos riscos relativos das usuárias de Norplant para desordens menstruais, hipertensão, graves distúrbios de peso e hipertricose, todos estes estatisticamente significantes. Outros achados não significantes foram angina pectoris, encefalopatia hipertensiva, acne e duodenite. Alguns sintomas graves como cefaléia e alterações de comportamento foram mencionados e desapareceram após a retirada das cápsulas. É discutida a relevância de todos os efeitos colaterais em mulheres que decidiram interromper o uso do Norplant. Nestes casos, as medidas de acompanhamento são necessárias, uma vez que hemorragia, ganho de peso acentuado e dificuldades na gravidez podem se desenvolver.

Keywords : Anticoncepcionais femininos [efeitos adversos]; Anticoncepção [métodos]; Estudos de avaliação; Risco.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese