SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1The right to healthObservations of cutaneous leishmaniasis in Brazil, after five years of prophylaxis author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

CLEARY, Helen P.. Educação em saúde: papel e funções do especialista e do generalista. Rev. Saúde Pública [online]. 1988, vol.22, n.1, pp. 64-72. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101988000100009.

A Educação em Saúde é um processo no qual todo o pessoal da saúde pública e do atendimento médico estão envolvidos. As pessoas aprendem ou formalmente (experiências de aprendizagem planejadas) ou informalmente (experiências de aprendizagem não planejadas). Na medida em que o paciente, o cliente, o usuário e a comunidade esperam que o pessoal da saúde pública e o pessoal do atendimento médico os auxiliem, no que diz respeito a assuntos e a problemas da saúde, a resposta do profissional "educa" o usuário, quer o profissional tenha ou não tenha a intenção de o fazer. Portanto, cabe a todos os profissionais da saúde pública e do atendimento médico entender suas funções educativas e seu papel na Educação em Saúde. É também importante que o papel do especialista em educação esteja claro. O especialista, tanto quanto os outros especialistas, possui um profundo conhecimento na sua área técnica como, por exemplo, o processo de ensino-aprendizagem; pode trabalhar como um consultor para ampliar o potencial educativo de outros ou pode trabalhar com equipes, com comunidades ou com grupos de pacientes. É preciso que o especialista em Educação em Saúde tenha conhecimentos e competências específicos e há um conjunto de teorias de aprendizagem e de mudança social que proporcionam um esquema de referência para planejar, implementar e avaliar programas educativos. Trabalhar com pessoas para ampliar seu potencial quanto à aprendizagem e a tomar decisões informadas a respeito de assuntos relacionados à saúde/doença é o objetivo do especialista em Educação em Saúde.

Keywords : Educação em Saúde; Recursos humanos em saúde; Relações interprofissionais.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English