SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Biology of Anopheles (Kerteszia) neivai H., D. & K., 1913 (Diptera: Culicidae) on the Pacific coast of Colombia: I. Fluctuation of larval population and characteristics of the breeding places author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

FORATTINI, Oswaldo Paulo  and  GOMES, Almério de Castro. Atividade hematófaga de mosquitos Aedes scapularis (Rondani) e Haemagogus no sul do Brasil (Diptera: Culicidae). Rev. Saúde Pública [online]. 1988, vol.22, n.2, pp. 84-93. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101988000200003.

No período de março de 1980 a abril de 1983 foi estudada a atividade hematófaga de uma população de Aedes scapularis (Rondani), Haemagogus capricornii Lutz, Hg. leucocelaenus (Dyar e Shannon), na região sul do Brasil. Os dados foram obtidos com o emprego de isca humana, mediante captura de 25 horas de duração e correspondente a três áreas, contendo manchas de floresta residual, denominadas Jacaré-Pepira, Fazenda Lupo e Fazenda Santa Helena. Os resultados relativos a Ae. scapularis foram comparados com as coletas anteriormente feitas em áreas de planície da região do Vale do Ribeira e que revelaram comportamento semelhante, exceto na Fazenda Lupo, onde foi observado um pico pré-crepuscular que não foi registrado em Jacaré-Pepira ou no Vale do Ribeira. Em todas as áreas aquele mosquito demonstrou atividade diurna e noturna. Essas observações alicerçam a hipótese sobre a capacidade de adaptação de Ae. scapularis em ambiente alterado pelo homem e as implicações epidemiológicas daí decorrentes. Quanto a Haemagogus, os dados obtidos nas Fazendas Lupo e Santa Helena concordam com os primeiros resultados obtidos em diversas outras regiões, nas quais se revela o caráter diurno de sua atividade. Nas proximidades da Fazenda Lupo, onde Hg. capricornii e Hg. leucocelaenus mostraram considerável atividade, está a cidade de Araraquara, onde o Ae. aegypti foi recentemente encontrado, e assim cabem considerações epidemiológicas, sobre a possibilidade de ocorrência de febre amarela urbana.

Keywords : Aedes scapularis; Haemagogus capricornii; Haemagogus leucocelaenus; Insetos vetores; Hematofagia; Ecologia de vetores; Infecções por arbovirus [transmissão].

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English