Services on Demand
Article
Indicators
Related links
Bookmark
Revista de Saúde Pública
Print version ISSN 0034-8910
Abstract
MURILLO B., César; ASTAIZA V., Rodrigo and FAJARDO O., Paulina. Biologia do Anopheles (Kerteszia) neivai H., D. & K., 1913 (Diptera: Culicidae) na costa do Pacífico Colombiano: III - Medições da luminosidade e estudo do comportamento durante o repasto. Rev. Saúde Pública [online]. 1988, vol.22, n.2, pp. 109-112. ISSN 0034-8910. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101988000200006.
O estudo do comportamento de mosquitos capturados picando humanos numa zona desmatada do povoado de Charambirá, Chocó, na costa do Pacífico Colombiano, indicaram que mudanças na intensidade da luz influenciam o início e o fim da atividade de vôo do Anopheles (Kerteszia) neivai, verificando-se que o repasto ocorre durante as horas crepusculares. Esta espécie é considerada como vetora da malária na costa do país.
Keywords : Anopheles neivai; Ecologia de vetores; Estimulação luminosa; Mordeduras e picadas de insetos; Malária [incidência].









