SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue5Teachers' perception of a school children's health training program for teachers under the S.Paulo State (Brazil) education systemGrowth profile of children attending a supplementary feeding program author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

POBLACION, Dinah Aguiar  and  DUARTE, Jurandir Godoy. Profissionais da área da saúde: conhecimento e terminologia de documentação. Rev. Saúde Pública [online]. 1988, vol.22, n.5, pp. 422-435. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101988000500007.

A interação dos profissionais das áreas da saúde e de informação permitirá não só consolidar o processo de comunicação, mas também agilizar as várias etapas da geração de novos conhecimentos. Para isso, é necessário dominar a terminologia considerada básica para compreender o fluxo de comunicação e os termos essenciais ao acesso à informação, quer pelo processo manual e/ou automatizado. Os resultados alcançados em uma pesquisa realizada com uma comunidade da área de saúde permitiram a adoção de estratégias que iriam facilitar a preparação desses pesquisadores para participar das etapas posteriores de pesquisa mais abrangente, que está sendo efetuada para implantação de um "Centro de Informação e Documentação". Foram comparadas as respostas da comunidade da área da saúde com as de uma elite selecionada de uma comunidade da área tecnológica.

Keywords : Pesssoal de saúde; Pesquisadores; Comunicação; Nomenclatura; Documentação; Relações inter-profissionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese