SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue5Professionals of the health area: knowledge of the terminology of documentationThe impact of occupation on worker's health: II - Mortality author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

LERNER, Barbara Regina et al. Perfil de crescimento de crianças matriculadas em programa de suplementação alimentar. Rev. Saúde Pública [online]. 1988, vol.22, n.5, pp. 436-440. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101988000500008.

Com o objetivo de conhecer o perfil de crescimento de beneficiários de um programa de suplementação alimentar, estudou-se 1511 crianças de 6 a 72 meses de idade, de cinco municípios da Grande São Paulo, Brasil que freqüentaram o Programa de Nutrição em Saúde (PNS), pelo período de um ano. Foram utilizados indicadores peso e altura para a idade, expressos em valores de percentís correspondentes ao padrão antropométrico de referência NCHS. Esse perfil foi traçado no momento da matrícula e após um ano de programa, segundo grupos etários, momento em que o perfil encontrado estava desviado para a esquerda, tanto para as distribuições de peso como de altura, concentrando maior freqüência de crianças nos primeiros decis e escassez no últimos, caracterizando uma população desnutrida. O perfil correspondente aos dois indicadores, após um ano de programa, evidenciou melhora do estado nutricional, uma vez que houve acentuada diminuição da freqüência das crianças no primeiro decil (P10) em todas as faixas etárias, tanto para peso como para altura, destacando-se a faixa de 12 a 24 meses, cuja freqüência no primeiro decil de altura passou de 49%, na matrícula, para 18%, após 12 meses de suplementação alimentar.

Keywords : Suplementação alimentar; Antropometria; Estado nutricional; Crescimento; Criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese