SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue5Growth profile of children attending a supplementary feeding programFood-poisoning from Minas-type cheese, contamined with Staphylococcus aureus author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

MENDES, René. O impacto dos efeitos da ocupação sobre a saúde de trabalhadores: II - Mortalidade. Rev. Saúde Pública [online]. 1988, vol.22, n.5, pp. 441-457. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101988000500009.

Foi realizada revisão bibliográfica analítica com o objetivo de quantificar o impacto dos efeitos da ocupação sobre a mortalidade de trabalhadores em suas implicações sobre o setor saúde. As repercussões sobre a mortalidade de trabalhadores são medidas através das mortes diretamente relacionadas com o trabalho (acidentes do trabalho fatais e intoxicações fatais) e das indiretamente relacionadas. Partindo das grandes causas de morte entre adultos - doenças cardiovasculares, câncer e mortes violentas - e explorando as informações obtidas em estudos epidemiológicos realizados em outros países, estimou-se a força da contribuição da ocupação sobre a mortalidade. O peso e a complexidade das repercussões sobre o setor saúde pressupõem um desempenho mais ativo na definição de políticas e responsabilidades, e na organização de ações destinadas a identificar, reduzir ou eliminar a participação dos riscos ocupacionais nas grandes causas de doença e morte.

Keywords : Mortalidade ocupacional; Riscos ocupacionais; Saúde ocupacional; Inquéritos epidemiológicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese