Services on Demand
Article
Indicators
Related links
Bookmark
Revista de Saúde Pública
Print version ISSN 0034-8910
Abstract
MACHADO, Soely Maria Pissini et al. Verificação de antagonismo entre larvas de Schistosoma mansoni e larvas de outros Digenea em Biomphalaria tenagophila, molusco planobídeo de criadouro natural situado na região de Campinas, SP, Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 1988, vol.22, n.6, pp. 484-488. ISSN 0034-8910. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101988000600003.
Foi observado o comportamento de larvas de S. mansoni em moluscos prévia e naturalmente infectados por larvas de outros Digenea. Foi verificado que as larvas de S. mansoni não se desenvolveram nos moluscos previamente infectados com purcocercárias longifurcadas com ocelos ou com furcocercárias longifurcadas sem ocelos. Observou-se resistência parcial ao desenvolvimento de S. mansoni nos moluscos previamente infectados por equinostomocercárias ou por distomocercárias com acúleo. A ausência de reação amebocitária em torno dos esporocistos de S. mansoni nos moluscos infectados por outros digenéticos parece indicar a não participação dos amebócitos na resistência oferecida ao desenvolvimento das larvas de S. mansoni.
Keywords : Schistosoma mansoni [crescimento]; Biomphalaria tenagophila [parasitologia]; Relação hospedeiro-parasita; Esquistossomose mansônica [prevenção e controle]; Larva.










