SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3A teaching-learning experiment: the change of beliefs and conduct in the treatment of drinking-waterAnalysis of standards of living and health in the urban population of Botucatu, S.Paulo State (Brazil): II - The population's knowledge and opinion on disease symptoms, 1983 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

PEDRAZZANI, Elisete Silva et al. Helmintoses intestinais: III - Programa de Educação e Saúde em Verminose. Rev. Saúde Pública [online]. 1989, vol.23, n.3, pp. 189-195. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101989000300003.

No período de agosto/85 a junho/86 foi desenvolvido o Programa de Educação junto aos escolares e seus responsáveis, no subdistrito de Santa Eudóxia, São Carlos, SP (Brasil) para tentar exercitar a prática dos conhecimentos sobre intervenção em verminose, estimulando ações coletivas. Preparou-se um manual de orientação técnica para os coordenadores. Foram formados três grupos de pais ou responsáveis que discutiram, durante o Curso de "Educação e Saúde em Verminose", quatro temas básicos: 1. Como é a doença; 2. Os vermes que ocorrem no homem; 3. Importância da doença; 4. Medidas preventivas, cada grupo produziu manual sobre o conteúdo do Curso. O produto dos trabalhos dos alunos e dos responsáveis foram apresentados durante a "Feira de Educação e Saúde em Verminose", aberta à toda comunidade. Constatou-se pelas reuniões e material didático produzido pelos participantes, que estes se sentiam alertados para o problema da verminose na comunidade e para a necessidade da adoção de medidas efetivas para seu controle.

Keywords : Helmintíase [prevenção e controle]; Educação em saúde; Conhecimentos [atitudes e práticas]; Saúde escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese